sábado, 1 de agosto de 2009

Alterações climáticas

Para começo de mês de Agosto, um dia de chuva e pouco calor, traz-nos de imediato à lembrança o apregoado "efeito de aquecimento global" do planeta. Muitos dirão: "Precisamente. Eis os efeitos das alterações climáticas". Eu cá continuo céptico. Não nego que por vezes me deixo arrastar pela "paranóia" geral. Mas depois, faço um esforço e... lembro-me de uns verões esquisitos lá para o passado; lembro-me de uns invernos (o de 1981!) frios "pra burro", em Lisboa; verões escaldantes (o de 1982, com temperaturas de 42 ºC)... Nessa altura não se associava tais anormalidades ao CO2. Hoje não se fala de outra coisa. Não será este um problema clássico, conhecido na Engenharia como "período de retorno" elevado? às vezes apetece-me estudar sobre o assunto... Mas é Agosto! É tempo é de descansar... e do bom tempo, que escasseia!

Sem comentários:

Enviar um comentário