segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Balanço de Leitura 2009

O fim de ano aproxima-se e é tempo de balanços. Hoje resolvi efectuar o primeiro, dedicado às leituras pessoais. Foi um ano muito bom neste capítulo. Descubri o Salman Rusdhie (Shalimar, o Palhaço; Os Filhos da Meia Noite; A Feiticeira de Florença; Grimus) que muito me satisfizeram. Haja mais destas colheitas. Definitivamente vou continuar a explorar.
Este foi igualmente o ano do "tijolo" 2666 de Roberto Bolaño. Um excelente livro, que vale a pena explorar. Pena a decisão de o tornar num livro único, com o inconveniente do peso do livro daí decorrente.
O Túnel de Ernesto Sabato foi também uma obra que li com muito agrado.
Mas também houve decepções (O Rastro do Jaguar de Murilo de Carvalho foi o maior deles) e enganos (The Shack de William P. Young)
Resta a esperança de que em 2010 haja mais tesouros por descobrir e que alguns deles se encontrem na pilha das obras adquiridas e por ler :-)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Itália (Florença e Siena)

Longa foi a ausência. Sinto, na verdade, que pouco aconteceu que valha a pena relatar... Bom, também não é bem assim: no entretanto até deu para ir a Itália (Florença e Siena), que merece o devido destaque. Locais de grande história (em Florença é possível ver ao vivo a estátua de David, que é de cortar a respiração!), onde cada pedrinha tem muito que contar. Museus e mais museus, Duomos de grande impacto, fizeram valer a pena a viagem. Infelizmente, o tempo passa demasiado depressa, pelo que os cinco dias do passeio pareceram um fogacho. Já suspiro por nova "escapadela".